Morreu na manhã desta segunda-feira, em decorrência de complicações de uma cirurgia bariátrica, o fotógrafo santa-mariense Fabiano Dallmeyer, 45 anos. Ele morava em Albufeira, na região de Algarve, Portugal, há cerca de 4 anos e viajou no início do mês a Santa Maria, onde se preparou para a cirurgia e, na quinta-feira, realizou a operação em Porto Alegre.
De acordo com o designer de produtos Henrique Dallmeyer, 37, irmão de Fabiano, o fotógrafo se recuperava também em Porto Alegre, quando no domingo, não se sentiu bem e foi encaminhado ao pronto socorro. Foi necessário outro procedimento cirúrgico, que foi bem sucedido, mas precisou ser levado à UTI do Hospital São Lucas da PUCRS. Fabiano veio a falecer no início da manhã desta segunda-feira.
Para o irmão mais novo, Fabiano tinha olhar diferenciado para a fotografia, o que lhe rendeu grande reconhecimento. Lidando com a perda, Henrique lembra dos momentos que passaram juntos.
- Foram várias histórias e recordações. Estávamos sempre em contato, conversando, mesmos distantes - diz.
O amigo de infância e terapeuta Marcelo Rambo, 52, comenta que eles cresceram juntos no Bairro Camobi:
- Nossa família sempre foi amiga. Ele era uma pessoa muito querida. Um carisma em pessoa. Ele tinha um leque de amizades, que hoje estão consternados com a morte dele. - lamenta o amigo.
PLURAL
Fabiano Dallmeyer era articulista do Diário desde o final de 2019, quando teve início a página Plural. Com opiniões bem formadas, sempre retomava assuntos pertinentes sobre política e questões culturais. Em seu último texto originalmente publicado, Fabiano escreveu sobre o encontro ao acaso com o suíço e também fotógrafo Otto R. Weisser.
Fabiano deixa esposa, Anelise Paz e Paz, os pais, Arno Udo Dallmeyer e Maria Erna Dallmeyer e, o irmão, Henrique Dallmeyer. O velório será nesta terça-feira, às 7h, na capela A do Cemitério Santa Rita. Após, o corpo será levado para Caxias do Sul, onde será cremado.